domingo, 19 de abril de 2009

Boas vindas

Olá a todos!
Este blog tem como objetivo compartilhar arquivos, estudos e vivências do Pedagogo no Judiciário, tendo em vista que esta realidade é muito recente.
O Pedagogo Judiciário está conquistando cada vez mais o seu espaço junto aos trabalhos desenvolvidos na interdisciplinaridade com Psicólogos e Assistentes Sociais. No atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e situações de risco, conduzindo-os a reparar os danos nos atos infracionais, inserindo-os na família, na escola , retornando-os a sociedade. No âmbito judiciário garantindo-lhes a integridade física e com a inserção nos Programas Federais junto a familia, assegurando as crianças e os adolescentes todos os seus direitos de acordo com o que traz o ECA (Estatuto da Crianças e do Adolescente).

"Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação,
exploração, maus-tratos, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais".(Psicopedagogia on line: Portal da Educação e Saúde Mental -20/03/2008).

5 comentários:

  1. Olá Maria José,
    Sou pedagoga do TJ/PA da Vara de Crimes contra a criança e o adolescente. É bom saber que existem outros pedagogos no judiciário. Vc tem razão, a área é nova, por isso precisamos escrever, produzir cientificamente sobre ela. Afinal, ninguém melhor para falar sobre nosso trabalho que nós mesmos.

    Se tiver qualquer novidade dividirei com vc

    ResponderExcluir
  2. Saudações, sou pedagoga da Vara de Execução Penal do TJE-Pa, e sinto muito a necessidade de obter informações acerca da participação do pedagogo na elaboração de laudos e pareceres técnicos, pois não temos um Conselho que discipline ou regulamente nossa atuação profissional, como acontece com os A. Sociais e Psicólogos.
    Sílvia Nádia.

    ResponderExcluir
  3. fico feliz em encontrar vcs. Sou pedagoga da Vara da Violencia Domestica de Palmas_TO tambem quero aprender e compartilhar das atividades pedagogicas no judiciario pois sabemos que é na escola que as manifestaçoes das disfunçoes familiares se manifestam e podemos sim muito contribuir na melhoria destas manifestaçoes com orientaçoes pedagogicas.
    Parabens ao Judiciario que valoriza o pedagogo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!Sou Pedagoga da Vara de Execuções Penais do TJEPA, comarca de Santarém, também gostaria de trocar experiencias exitosas sobre o trabalho do pedagoga no judiciário.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Maria José, o site não está mais sendo atualizado? Eu descobri hoje que existe esta especialidade, vim toda cheia de gás para aprender mais...

    ResponderExcluir